Entretenimento

Eixão do Lazer, em Brasília, muda de horário em Janeiro

Via abre e fecha para carros uma hora mais tarde. A alteração vai ser em caráter experimental. O objetivo é ampliar mudança para todo horário de verão

O Eixão do Lazer, em Brasília, vai funcionar das 7h às 19h em janeiro de 2017. O programa fecha a via para carros e abre para pedestres e ciclistas durante os domingos e feriados. A mudança do horário, por enquanto, é experimental e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo governo do Distrito Federal.

O GDF estuda aplicar o novo horário para o Eixão do Lazer ao longo de todo o horário de verão. Durante janeiro, a população poderá dizer no site do GDF se concorda ou não com a medida. Caso a maioria aprove a mudança, ela será adotada até o fim do horário de verão, em 19 de fevereiro, e replicada durante o horário de verão do ano que vem.

“A ideia é permitir que os usuários aproveitem mais a luz do sol durante o horário de verão”, disse o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Ludovice.

O Eixão é uma das principais vias da cidade. Com 13 quilômetros, é ele quem dá forma de avião ao Plano Piloto, cortando a Asa Sul e a Asa Norte. Pela lei, a via deve abrir para os pedestres ente 6h e 18h. Uma portaria será publicada no Diário Oficial para oficializar a mudança para o mês de janeiro.

“A alterção atende a uma demanda antiga de atletas, ciclistas, corredores e moradores que usam o Eixão com frequência”, afirmou a secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. De acordo com ela, os usuários do Eixão do Lazer vão poder utilizar a via com mais segurança; de manhã, quando já está claro e no fim do dia, antes de o sol se por.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante o verão, o sol nasce em Brasília por volta das 6h30 e se põe perto de 19h40.

Publicado por: G1

Print Friendly, PDF & Email

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário