Cultura Filosofia Holístico

RELIGIÕES QUE ACREDITAM EM REENCARNAÇÃO

Não é apenas no Espiritismo que existe a crença na reencarnação. Existem diversas correntes religiosas que também têm bases neste princípio. Hoje listamos aqui as principais religiões que creem na reencarnação.

Budismo

O Budismo prega a existência do renascimento, ou ‘reencarnação‘. Segundo esta doutrina religiosa muito conhecida no mundo, o espírito volta para outros corpos após a morte. Neste retorno ele poderá voltar como homem ou mesmo como animal. Este ciclo só se encerraria quando o espírito se liberta-se de seus karmas.

 

Hinduísmo

No Hinduísmo existe uma visão de vida pós morte que é centrada na ideia de reencarnação. Para aqueles que seguem este dogma, a nossa alma é ligada a este mundo terreno por meio de pensamentos, atitudes e palavras. Quando nosso corpo morre acontece então uma transmigração, ou seja, nossa alma passa para o corpo de outro ser, humano ou animal. Isso estará diretamente relacionado ao karma que deixamos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Judaísmo

Algumas correntes do Judaísmo creem em reencarnação, enquanto outras acreditam na ressurreição dos mortos. A diferença da primeira para a segunda é que na reencarnação há o retorno de uma alma para um novo corpo. Já na ressurreição acredita-se que a alma volta a seu corpo original.

 

 

Umbanda

Para a religião, quando uma pessoa morre ela é atraída por um dos mundos espirituais, sendo a matéria apenas um dos caminhos existentes para a evolução de seu espírito. Desta forma, a morte funciona para o Umbanda como uma etapa do ciclo evolutivo e a reencarnação seria a base da evolução.

Mas vale lembrar que esta religião sofre algumas influências de crenças cristãs, espíritas e de cultos afros e ocidentais. Além disso, ela não conta com uma unidade ou “livro sagrado”, sendo assim, podem ser encontradas diferentes vertentes de pensamento.

 

Candomblé

No candomblé as ideias de céu ou inferno ou de punição eterna não existem. Segundo o dogma, as almas aqui presentes devem cumprir seu destino de forma plena e satisfatória. Aqueles espíritos que não se realizaram plenamente poderão estar sujeitos à reencarnação.

 

 

Espiritismo

O espiritismo é a religião mais conhecida por crer na reencarnação. Ela defende que há uma continuação da vida após a morte e ela se daria em um novo plano espiritual ou em um novo corpo.

Ainda segundo a religião espírita, os que praticam o bem evoluem mais rápido. Já os que praticam o mal recebem oportunidades de serem melhores por meio de inúmeras encarnações.

 

Fonte- WeMystic   (Com adaptações)