Atividades gratuitas: Brasília recebe centro de promoção da cultura da Coreia

0

Já pensou em estudar coreano? A partir desta sexta-feira (3), a capital federal passa a contar com um centro de promoção da língua e da cultura da Coreia. Trata-se do Instituto Rei Sejong, que será instalado nas dependências da Universidade de Brasília (UnB) e oferecerá cursos do idioma aos estudantes da universidade e também para a comunidade interessada. O nome do instituto é uma homenagem ao rei homônimo responsável pela criação do alfabeto coreano, o hangul.

A instalação ocorre por meio de parceria firmada entre a Korea Brazil Society (Kobras), a UnB, a Fundação King Sejong e o Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia. A Embaixada da República da Coreia, com sede na capital federal, auxiliou nos trâmites da cooperação.

Neste semestre, apenas os estudantes da UnB terão acesso à nova instituição, mas o objetivo é oferecer os cursos de língua para a comunidade no ano que vem, de forma gratuita. Os alunos da universidade terão à disposição duas turmas de nível básico da língua coreana, por 15 semanas.

Abertura  e atrações culturais
A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira (3), às 16 horas, no Anfiteatro 10, no Instituto Central de Ciências (ICC), Ala Sul da UnB. Ao longo deste dia, a UnB contará com eventos de promoção da cultura coreana, organizados pela Embaixada da República da Coreia. Das 10h às 18h, a entrada do ICC Sul receberá um grande telão com vídeos sobre o país.

Haverá ainda a exposição fotográfica “Um olhar brasileiro sobre a Coreia”, de Bruno Giglio, carioca que trocou o país natal pela Coreia.
Também será possível conferir uma mostra de livros de autores coreanos traduzidos para a língua portuguesa; participar de degustação de comidas típicas às 12h, como o bibimbap (arroz mexido coreano) e o bulgogi (carne bovina ao óleo de gergelim), e outras atividades culturais, entre elas vestimentas tradicionais, como o hanbok, e jogos folclóricos, como o tuho e o jegichagi.

Laços
Para o embaixador Chan-Woo Kim, a instalação do Instituto Rei Sejong em Brasília representa o fortalecimento dos laços de amizade entre Brasil e Coreia, na medida em que oportunizará mais brasileiros a aprenderem a língua e a cultura coreana. “Temos percebido, a cada ano, um interesse maior dos brasileiros em aprender o nosso idioma e de se aproximar da nossa cultura. Esse instituto deixará nossos países ainda mais próximos”.

Este é o quarto Instituto Rei Sejong instalado no Brasil e o primeiro da região Centro-Oeste. Além da unidade em Brasília, o instituto está presente na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, na Universidade de Campinas (Unicamp) e no Centro Cultural Coreano em São Paulo.

Fonte: JBr

Compartilhe este artigo.

Sobre o autor

Deixe seu comentário