Ciência Filosofia Holístico

Lei da Causa e Efeito – A consequência do Livre Arbítrio

 

Na Doutrina Espírita estamos acostumados a ouvir sobre a lei da Causa e Efeito. E é por conta disso que acabamos, muitas vezes, confundindo essa lei com a consequência que é a Ação e Reação que ocorre na vida humana. E apesar de uma depender da outra, são coisas diferentes!

A diferença entre Causa e Efeito x Ação e Reação

Causa e Efeito é uma lei que funciona para todos os humanos, pois nós possuímos a liberdade de fazer suas próprias escolhas. Ou seja, essa é uma consequência do Livre Arbítrio. Já a Ação e Reação é a representação do nosso comportamento, o resultado perante essa lei.

O exemplo para explicar isso é que:

Quando temos a Ação de fazermos algo para o outro – o que é uma escolha nossa, pois somos livres para escolher se fazemos algo ou não, ligando isso a Causa – automaticamente teremos de acatar a Reação dessa nossa atitude – que está ligada ao Efeito que terá em nossa vida.

Pode parecer a mesma coisa, mas não é!

Um está ligado ao outro, pois a Ação só acontece depois de uma escolha, que vai gerar a Causa do acontecimento. Agora a Reação vai surgir durante o Efeito das consequências, deu para entender?

Um está ligado com o outro e não importa se a nossa atitude está ligado a algo do bem, ou do mal, para o próximo. Ela irá acontecer de qualquer maneira. E é a vida que irá nos devolver na mesma intensidade, e não precisa vir da mesma pessoa da qual agimos, pode acontecer de voltar para você em uma outra situação completamente diferente.

A verdade é que a vida só se encaminha de nos fazer aceitar a consequência pelo que já vivemos.

A Causa e Efeito na reencarnação

A lei da Causa e Efeito pode surgir em qualquer momento da nossa vida com o objetivo de nos fazer ensinar e melhorar as nossas falhas anteriores.

Pode ser que em uma só vida não demos conta de entender tudo aquilo que deveríamos ter aprendido. Afinal, as leis humanas nem sempre conseguem punir as faltas cometidas pelos homens. Assim, como Deus quer que todos os Seus filhos sejam evoluídos, faz com que a própria vida o puna. Criando a lei da Causa e Efeito com a Ação e Reação, dando a oportunidade de reencarnação para que o ser humano tenha a chance avançar, mesmo que seja em outra vida.

É como se fosse mais uma chance de vivermos, colocar em prática tudo aquilo que já fomos ensinados e aprender as coisas que não tivemos potencial de entender nas vidas anteriores.

Deste modo, quando pudermos assimilar tudo aquilo que era para termos compreendido no passado, conseguiremos, finalmente, transformar a nossa vida.

A lei da Causa e Efeito e a família

A maior lição que iremos aprender na vida é o amor. Por isso amar o próximo é uma das razões da existência da lei Causa e Efeito.

Mas como a vida nos ensina isso?

Além de nos colocar em várias situações durante nossas vidas nas quais aprendemos a ter compaixão e amar ao próximo, a nossa maior lição começa dentro de casa. Isso porque se acredita que a lei da Causa e Efeito influencia na formação da família.

Tudo começa quando em vidas passados dois espíritos tiveram divergências e passaram a se odiar. Para acabar com isso, a lei Causa e Efeito colocam ambos para serem da mesma família. Por isso que é possível notar que em algumas famílias duas pessoas se odeiamdemais sem motivo aparente nenhum.

Muitas vezes a vida preparou para que os dois estivessem perto um do outro para que aprendesse a se amar. E qual lugar melhor do que a própria família? Afinal, querendo ou não, esse é um laço forte que une as pessoas. Pois terão de viver juntos por um tempo e de um certo modo, com todos os defeitos, acabamos aprendendo amar aqueles que estão ao nosso lado fazendo com que se acabe os problemas das vidas anteriores.

Existe punição coletiva de acordo com a lei Causa e Efeito?

A sociedade atual passa por alguns problemas que a gente não entende muito bem como foram acontecer. Porém a lei da Causa e Efeito explica que estamos apenas pagando pelos erros dos nossos antepassados. Assim, essas situações de prejuízos que vivemos no hoje é uma forma de aprendermos com as falhas que aconteceram na sociedade passada.

Ao longo do que cumprimos e aprendemos com os nossos erros do passado, era para que a nossa sociedade estivesse cada dia caminhando para uma evolução. Mas infelizmente o ser humano é ruim. Nós não sabemos ajudar e nem amar o outro, e isso é o que nos segura e nos impede de progredir.

É por conta disso que continuamos errando, e cada dia que passa enfrentamos consequências maiores e mais severas com a humanidade. Esse é o caso de estarmos vivendo tanta corrupção, desempregos e violência na sociedade atual.

Não temos como culpar a sociedade passada, e sim entender que isso é fruto das nossas próprias ambições e mesquinhez que vem com o ser humano desde o dia do nascimento.

Print Friendly, PDF & Email

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário