Brasil

Movimento internacional pela liberdade de Lula é lançado no ABC

Milhares de trabalhadores e lideranças do campo democrático e popular são esperados nesta segunda-feira (10), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo, para o “Ato Internacional Lula Livre”. O objetivo da manifestação é denunciar a prisão e a perseguição política contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é mantido como preso político em Curitiba.

Lula está preso desde o dia 7 de abril e apesar de ter Lula seus direitos políticos garantidos e reafirmados pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU em agosto deste ano, ele foi impedido de disputar a eleição presidencial pela Justiça Eleitoral. Ele foi condenado, em um processo questionado por juristas de todo o mundo, a uma pena de 12,1 anos de reclusão e está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.

O ato, que acontece na data de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, faz parte da programação da Conferência Internacional em Defesa da Democracia, promovida pela Fundação Perseu Abramo, que acontece em São Paulo até esta terça-feira (11). A Conferência visa debater estratégias contra a criminalização dos movimentos populares e sociais e o desmonte das políticas de inclusão social.

Fonte: Brasil 247