Brasil

BOLSONARO DESISTE DE BASE AMERICANA NO BRASIL

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), informou a chefia das Forças Armadas que não planeja autorizar a construção de uma base militar dos EUA no país durante seu mandato, segundo comunicou nesta terça-feira (8) a edição Folha de S. Paulo.

De acordo com as informações da mídia, a mensagem do presidente brasileiro foi entregue aos oficiais generais pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Bolsonaro expressa preocupação com manobras militares russas na Venezuela (VÍDEO)
Anteriormente, Jair Bolsonaro, afirmou em entrevista ao canal SBT que não descartava a possibilidade de posicionar uma base norte-americana no território brasileiro. O chanceler, Ernesto Araújo, confirmou que a questão podia ser estudada. A ideia foi apoiada pelo secretário do Estado dos EUA, Mike Pompeo. O último afirmou que o governo dos EUA está “muito entusiasmado” com a guinada da América do Sul à direita e disse que seu país está contente com a possibilidade de ter uma base militar no Brasil. “Ficamos muito satisfeitos”, disse.
As palavras do presidente provocaram uma reação negativa por parte do comando militar. Segundo oficiais brasileiros, citados pelo jornal Estado de São Paulo, a medida seria “desnecessária” e “inoportuna”. Para um dos oficiais, esse tipo de medida se justificaria caso o Brasil estivesse sob risco de ameaça externa, possibilidade que ele exclui.